Buscar
  • Corretor Online

Existe plano de saúde sem carência?

Atualizado: Mar 15

Precisa de um plano de saúde sem carência? Veja em quais situações a isenção acontece e tome cuidado para não ser enganado!


Uma das maiores preocupações de quem contrata um plano de saúde novo é a carência, aquele tempo de espera antes que consultas, exames e procedimentos sejam usados. Mas será que existe plano de saúde sem carência?

Apesar de não ser comum, plano sem carência existe sim, ainda que em situações bastante específicas. No entanto, vale a pena saber quais são elas e conversar com um corretor. Quem sabe você não se encaixa?



Existe plano de saúde sem carência?


Mas afinal, o que é carência?


Antes de mais nada é importante entender o que é carência, um conceito perfeitamente legal e regulado pela Agência Nacional de Saúde Suplementar (ANS). É ela quem define os prazos máximos para que cada tipo de evento seja utilizado pelo plano.

Isso significa que as seguradoras são livres para reduzir ainda mais essa “janela” para que o cliente use o plano depois de contratado. Por isso vale ficar atento ao que diz o contrato.


Conheça os prazos de carência definidos pela ANS:


Urgência (acidentes pessoais ou complicações no processo gestacional) e emergência (risco imediato à vida ou lesões irreparáveis) - 24 horas;

Partos em geral, com exceção de partos prematuros - 300 dias;

Doenças e lesões preexistentes - 24 meses;

Situações diversas - 180 dias;


Vale a pena notar que para os casos de urgências e emergências a carência é de apenas 24 horas. Isso inclui partos prematuros e qualquer outro procedimento que se encaixe em uma das duas categorias.


Então como encontrar plano de saúde sem carência?


Dependendo da necessidade do usuário, a carência pode ser um empecilho. No entanto, toda regra tem sua exceção, e com a regulação da ANS não é diferente.

Por isso, se esse é o seu caso, fique atento. É possível encontrar plano de saúde sem carência em duas situações: quando a contratação é do tipo PME acima de 30 vidas ou é Empresarial.

Mas sempre vale a pena conversar com um corretor especializado, porque algumas empresas, como a SulAmerica, já estão liberando a carência para contratos acima de 10 vidas.


Portabilidade também pode proporcionar isenção de carência


Há ainda uma outra possibilidade de conseguir plano de saúde sem carência: através da portabilidade.

Quando seu plano de saúde deixa de atender às suas expectativas é comum trocar de operadora. É o que acontece, por exemplo, se sair de um plano Empresarial para um individual ou coletivo por adesão.

Se a troca for entre planos individuais ou coletivos por adesão, é preciso que a carência original do plano anterior já tenha sido cumprida.

Também é bom não se descuidar do pagamento em dia das mensalidades, porque esse benefício geralmente só é concedido para quem está adimplente com suas obrigações com a seguradora.


Como ficam os dependentes?


Se você conseguir plano de saúde sem carência, seus dependentes, se houverem, também terão direito ao benefício. Isso acontece porque o plano que você contrata como titular é o mesmo para seus dependentes.

Um bebê que nasce dentro do plano de saúde, por exemplo, herda a carência do titular. Então se ela já tiver sido completamente cumprida, o bebê também já nasce totalmente coberto e sem carência.


Casos especiais


Por outro lado, há casos especiais em que o plano sem carência é aprovado, como para os dependentes do titular que faleceu, por exemplo.

Outra situação é quando a operadora tem o registro cancelado ou quebra, por exemplo. Por isso, mais uma vez, o ideal é conversar com um corretor sobre todas as possibilidades. Ele é a pessoa mais indicada para dizer qual a opção ideal para o seu perfil.


Carência zero: cuidado com as propagandas enganosas


Como você viu, os planos de saúde sem carência existem, mas são bem restritos. No entanto, há uma verdadeira fartura de anúncios oferecendo carência zero, o que na maioria das vezes é só uma forma de chamar a atenção de um possível cliente.

Por isso, fique esperto. Antes de assinar o contrato, leia atentamente todas as cláusulas e verifique cuidadosamente as carências para se certificar da isenção.

Para evitar problemas e dores de cabeça no futuro, procure uma corretora de confiança, consolidada no mercado.

Entre em contato agora mesmo com a Corretor Online por Whatapp, peça uma cotação sem compromisso e descubra o melhor plano de saúde para você!

15 visualizações

Contato

(13) 3021-8199 (13) 99690-9119

contato@centralcorretoronline.com.br

Av. Ana Costa, 376 - Loja 14 - Gonzaga - Santos - SP - 11060-002

Clique no ícone ao lado para nos enviar um WhatsApp